3.5.07

Como messengear com etiqueta

Haverá algum código de etiqueta para o Messenger, o comunicador instantâneo da Microsoft?
Sei que existe a chamada "netiqueta", termo cunhado por não sei quem, mas que já teve um livro dedicado a esse assunto, escrito pela Cláudia Matarazzo. Lá, ela trata basicamente sobre o uso do e-mail, se não me falha a memória.

Mas fico na dúvida quanto ao acima citado programinha. Recentemente, e esta não foi a primeira vez, vi uma amiga entrar com uma frase no lugar do nome. Não haveria nada demais nisso, não fosse pelo que estava escrito: "Vou deletar da minha lista quem entra e nem cumprimenta".
E eu, como alguns de meus amigos já sabem, não cumprimento a todos que estão online, quando entro. Ou quando eles entram. Seria falta de educação? Tal qual adentrar numa sala onde encontram-se seus amigos e sequer dizer-lhes um "bom-dia", mesmo que coletivamente?

Puxa vida, admito que não sou lá muito sociável, mas daí a causar tamanho mal-estar em alguém online? Segundo minha filosofia de convivência (ou sobrevivência) no Messenger, não me vejo obrigado a cumprimentar a todos, diariamente, o tempo todo. Acho um pouco constrangedor aquele...

– Oi, tudo bom?
– Sim. E aí?
– Aqui também, tudo legal.


( pausa ... )


( ... )



( . . . )


E fica aquele vácuo onde, pelo menos eu, me sinto na obrigação de preenchê-lo com qualquer coisa do tipo "Choveu por aí ontem? Aqui choveu muito..."

É, talvez esse seja o certo, o educado. Mas ainda prefiro a princípio pedir licença, cumprimentar a pessoa com a qual tenho algum assunto a tratar e, conforme a receptividade, resolver o caso. Sempre fico a imaginar que, não obstante aquele sinal verde aparentar o significado de "Estou à toa, completamente disponível para conversar", a pessoa do outro lado pode já estar conversando com alguém. E muito mais importante e/ou interessante do que eu.
Sim, reside nisso um certo complexo de inferioridade, não nego.

Enfim, não cumprimento a todos por esses motivos; para não começar uma conversa sem nem ter assunto e na suposição de evitar pentelhar os outros, hehe.


Etiqueta para o Messenger, quem diria...
No tempo do ICQ tinha isso (esses pequenos conflitos)? Juro que não me lembro...

: /

5 comentários:

Reginacelia disse...

Eu só me dirijo a alguém no MSN quando tenho algo a dizer, mesmo que ambos estejamos disponíveis.

Agora, cumprimentar a todos seria uma chatice. Eu deletaria a pessoa da frase imediatamente, sem muito pesar. :)

Anônimo disse...

Vixe, que solidão a dessa pessoa!!! Deve se sentir muito só a ponto de mendigar um cumprimento. Se eu fosse cumprimentar toda a minha lista on, todas as vezes que entro...putz!!!
O encontro/cumprimento do msn é completamente diferente do encontro/cumprimento na real; esse sim é indispensável e, caso contrário, o ser que não cumprimentou pode até merecer um gelinho.
Pat

Unknown disse...

Eu estou com a Flor. Se cada pessoa entrar pra simplesmente cumprimentar, minha tela vai encher de janelinhas inúteis! Tua amiga assim que é muito mal educada!

R. disse...

Calma, gente, acho que é coisa de momento... sabe naqueles dias em que acordamos mal? Ou então... ai, com uma maioria de comentaristas corro o sério risco de ser linchado aqui ao dizer isso, mas...

...e se for TPM ?

(: /

R. disse...

Ah, de comentaristas femininas, quis dizer.