Só quando assisti a um filme, um dos da série "Die Hard" (Duro de Matar) com Bruce Willis é que me dei conta de um detalhe: Dubladores são mais característicos que dubladoras.
Mal consegui me concentrar na trama do filme, de tão incomodado que fiquei com a voz que dublava o ator principal. Definitivamente ela não se vestia nele, parecia ser uma voz assim... meio negra, acho. Ou nem isso, acho que não teria caído bem nem num Wesley Snipes, nem num Morgan Freeman. Era mesmo uma voz esquisita.
E comecei a notar o quão características as vozes se tornam. Alguns comediantes têm uma padrão, que cabe tanto em Adam Sandler, quanto em Steve Carrell ou Rob Schneider. O do sisudo Jean Reno também faria Steven Seagal. Ou até mesmo um caricato Steve Martin. Mas não faria a do John Candy, ah... seria engraçado imaginar que o dublador de um obeso tivesse um físico semelhante e a realidade provasse justamente o contrário!
Mas... e quanto às atrizes?
Lógico que seria perceptível, bizarro até, ver/ouvir a Lindsey Lohan com a voz de uma Susan Sarandon, porém, e se fosse a Jennifer Aniston com a da Anne Hathaway, faria alguma diferença? Não pra mim. E eu ainda poderia colocar outras atrizes na mesma voz: Halle Berry, Sandra Bullock, Cameron Diaz, Jodie Foster, Gwyneth Paltrow, Meg Ryan e até a Angelina Jolie? Não. Esta combinaria mais com Catherine Zetta-jones, acho. Ou Julia Roberts. Ou Kathleen Turner.
Mas vai colocar a voz do Harrison Ford no Anthony Hopkins ou no Dustin Hoffman, vai. E verá... ou melhor, ouvirá, que diferença!
... ou estou "viajando na maionese"?
(É, capaz que esteja mesmo...)
2 comentários:
Acho que deve ser mais sensível às vozes masculinas. Quem sabe por ser homem. Digo isso porque as vozes femininas (e masculinas) também me incomodam na dublagem!
Por isso evito ver filme dublado. :)
Postar um comentário