Não há muito tempo, existiu uma modalidade de ligação telefônica com tarifação extra (além da que já era cobrada pela ligação comum), a 0900. Talvez nem todos a conheçam, pois era muito utilizada por "empresas" de um ramo obscuro o qual prefiro não enunciar.
Depois de diversos problemas envolvendo esse tipo de ligação, as companhias telefônicas acabaram por extingüí-lo (Ou é o que me parece, já que não vejo mais serviços com esse prefixo).
Na verdade, este infâme existe até hoje, travestido de 0300. Mas não é bem sobre ele que quero escrever e sim sobre outro formato relativamente parecido, o dos "leilões" na tv.Quem nunca viu isso na telinha: "Vendo produto X pra você pelo menor lance único!", hum?
Pois é. O tal do leilão ao inverso, ganha quem pagar menos.
Tapeação? Jogo fraudulento? Bem capaz que seja, mas é – quero dizer, foi – irresistível pra mim. Como não sou tão ingênuo assim, logo notei que era para ligar para um número de celular interurbano (Inclusive, isso consta na divulgação) e que isso poderia fazer diferença na minha conta de telefone, mas... "Ah! O que é uma ligação rápida pra lá, não vai fazer mal; vai que eu ganho?", pensei e resolvi ligar.
Primeira coisa que eu devia ter previsto: Eles querem ganhar tempo – e dinheiro – e, portanto, não vão direto ao assunto...
– Olááá, você ligou para o Programa do Fulano de Tal! De segunda à sexta, de tal à tal hora, você pode ser o novo felizardo a comprar magníficos produtos por preços inacreditáveis e bla, bla, bla...
Até que, depois de algum (precioso para nós) tempo, a gravação chega aos finalmentes. E é aí que me deparo com o problema:
– Já temos registrado um lance idêntico ao seu. Tente oferecer um valor diferente.
E tento, e novamente fico sabendo que é repetido. E tento de novo, e idem na resposta. Então a gravação agradece a ligação e corta.
... dias depois, a conseqüência de minha vã esperança em fazer um bom negócio: Quase dez reais de acréscimo na conta telefônica.
Concluindo, percebo que essa jogada está dando lucro para muitas companhias, dentre emissoras de tv e companhias de telefonia fixa e móvel. E se expandindo sob outros formatos, além do lance mínimo; para comentar num programa ao vivo, para concorrer a sorteios, para as mais variadas arapucas, enfim.
: /
5 comentários:
Nunca na minha vida comprei por anúncios na tv. Certa vez fiquei enlouquecida com um kit clareador de dentes milagroso e quase comprei. Quase.
Mas... sem querer ser indiscreta (e já sendo) que objeto foi esse que conseguiu te seduzir????
Ah, era um Gol zero quilômetro.
(Ah! Como um carro faz falta... ainda mais aqui, onde fico completamente perdido para usar coletivos...)
Um carro?!?!?
Tá explicado/perdoado...
É realmente uma necessidade.
É, acreditem ou não, eu ja ganhei 2 vezes com o melhor lance unico, uma vez ganhei uma moto por R$10,68 e uma tv de plasma por R$31,77, muita gente perde sim, + tem sempre alguem que ganha, é como numa loteria
Menos mal, Nene. Ao menos no seu sortudo caso, hehe.
Postar um comentário