Até que ponto a inteligência artificial é inteligente?
Já conheci um site onde um suposto robô conversava com você em tempo real. Como se fosse alguém online no ICQ, ou no Messenger... Cheguei a testá-lo e comprovei que, para perguntas mais usuais, até que ele conseguia entabular uma conversa bem próxima à realidade. Chegou a render-me umas boas risadas, até. E então pensei...
Avanços considerados futurísticos muitas vezes vêm a nos surpreender, surgindo em meio ao mundo atual como uma realidade perfeitamente concebível, apesar da descrença generalizada. E por que não então, existir uma "pessoa" no orkut que não seja de fato uma pessoa de carne e osso? É claro que isto não se trata de nenhum avanço tecnológico, mas... bem, é possível, não? E por que levantei uma questão tão inútil como esta? Porque fui indiretamente questionado se pessoalmente também sou (ou tento ser) engraçado. Foi então que imaginei – talvez mais apropriado fosse dizer 'delirei'? – essa hipótese: De que eu não fosse real.
Não fosse a presença de conhecidos (pessoalmente) aqui para comprovar que não sou lá tão diferente assim na vida real, haveria quem cogitasse haver aqui, em vez de uma pessoa comum, um robô? Ou um software?! Longe de mim gabar-me por inteligência, mas sinto um certo alívio em reconhecer que as atuais tentativas de criação de uma inteligência artificial estão muito aquém da perfeição. E, por 'perfeição', entenda-se 'proximidade à realidade'.
Falando em ficção, quem assistiu a "2001, uma odisséia no espaço" ainda deve recordar-se de HAL 9000, o supercomputador que considerou-se superior aos humanos. Pois bem, aquele é um "futuro" que me assusta. Os tempos em que a criação se voltará contra seu criador. ( trilha de terror )
Para nossa sorte, 2001 (o ano) veio, ficou, passou. E não trouxe com ele nenhuma máquina dominadora. Vícios internéticos à parte, o computador continua a ser nosso adversário apenas no xadrez.
Falando nisso, o Kasparov sumiu. Teria ele entregado os pontos ao supercomputador? Sucumbido definitivamente sob a velocidade do processamento de dados, e de demasiados dados?
( trilha de terror, novamente )
2 comentários:
Bolas! Ainda vão pensar que somos irmãos gêmeos lol
Abraços para o Brasil :)
Viram? Viram? Existe PseudoBlog em Portugal também!
E viva a globalização.
8 )
Postar um comentário