Esta eu não poderia deixar de comentar; saiu no caderno "Seu Dinheiro", do JT (Jornal da Tarde) de São Paulo:
Leitora indignada afirma que teve a mochila revistada na entrada do parque Hopi Hari e foi barrada por portar alimentos. Já a assessoria de imprensa do referido parque responde que "A informação (sobre tal proibição) está disponível no site do parque e na entrada do estacionamento dos visitantes. ", o que não deixa de ser verdade.
Supondo-se que a leitora não tenha acessado o site e nem tenha utilizado o estacionamento, não podemos culpá-la e só posso dar toda a razão à sua revolta. Mas o que veio mesmo a me indignar foram as outras palavras por parte da assessoria desse parque:
" O Hopi Hari adota padrão semelhante ao de parques internacionais, não autorizando a entrada com alimentos. Tal atitude visa a proporcionar maior segurança aos visitantes, oferecendo um espaço livre de riscos e capaz de garantir a magia e o encantamento". (negritos meus)
"Padrão internacional"? Ah tá...
Mas eu gostaria só de saber que 'riscos' seriam esses, dos quais o parque empenha-se em livrar os visitantes. Vindo de "padrões internacionais", será que eles temem a entrada de uma bomba caseira oculta dentro de um inocente bolo? Ou que uma aparente garrafa térmica guarde em seu interior, em vez de água ou suco, um coquetel molotov? Ou então, que algum homicida tente envenenar pessoas oferecendo-lhes quibes ou coxinhas envenenadas? Ou, nem tão grave assim, que um vândalo lance laranjas e maçãs nos brinquedos do parque? Ah sim, ou que alguém tente pichar as paredes dos banheiros com uma barra de chocolate, talvez seja isso...
BAH !! "Maior segurança", sei, sei.
Qualquer idiota percebe que esse negócio de proibir a entrada com alimentos ou bebidas só tem um intuito mesmo: Forçar o visitante a consumir apenas os produtos que são vendidos no interior do parque e que - não por acaso - vêm a aumentar o faturamento deles. Como se não bastasse lucrarem com estacionamento e ingressos, ainda fazem absoluta questão de lucrar com a alimentação também. Eis a verdade, nua e crua. Ou que alguém - que não seja essa 'assessoria de imprensa' - venha a me dar justificativas plausíveis.
Momento "delírio" :
Imaginem Miguel Falabella interpretando "Caco Antibes" (o famoso "neo-classe-média" do extinto programa "Sai de baixo"), declarando: "Não poder entrar com comida é para evitar os pobres! Pobre é que vem com caixinha de isopor, frasqueira, lancheira, marmiteira, frango e farofa. E sempre tem aquele punhado de filhos catarrentos fazendo sujeira com salgadinhos baratos! Pobre é uma desgraça!"
E para fechar este texto, seguem abaixo as palavras do advogado que analisa os casos na redação do jornal:
" Num caso como este é necessário que fique demonstrada a verdadeira razão da proibição da entrada do consumidor com alimento, para que, então, se possa ter a medida como eventualmente legítima. Sim, porque se a proibição visa apenas ao interesse do empreendimento privado, ele constitui prática comercial abusiva e fere os artigos 39 e 51 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) "
( É claro que não visa apenas ao interesse próprio; visa também à sua segurança (só Deus sabe à quê, ou de quê) e também ao seu encantamento com a magia do parque...
... é. )
): [
5 comentários:
Fui algumas vezes ao Hopi Hari, não vale a pena levar mochila com um monte de coisa pois atrapalha...
Realmente eles querem forçar o visitante a consumir apenas os produtos que são vendidos no interior do parque e que são caros e os lanches são iguais ao do Bobs...
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH! Eu não acreditooooooooooo !!
Finalmente a Mônica escreveu alguma coisa aqui! Vai nevar em São Paulo!!!!
* Ah sim, pra quem não saiba; esta moça é uma leitora que JAMAIS comentou nada aqui, embora estivesse sempre lendo. Ah... em parte até entendo; é muito mais prático comentar ao vivo, já que ela trabalha aqui perto, né.
Claro que já comentei...não lembra?
Tema: Fale aqui ou fale lá
Foi mesmo?
Lembro-me que esse texto por vc citado era mesmo referente a essa sua irritante mania, mas...
Pô, não lembro de tê-la visto pisando por aqui antes, não...
Ah, mas tudo bem.
Já está apresentada!
; )
Por aqui não tem parque assim...
: (
Que pena!
Postar um comentário