23.1.06

Não se jogue no jogo

O que se esconde por trás dos tais "joguinhos orkutianos" ?

Que temos ferrenhos defensores e também combatentes desta febre, todos sabemos e inclusive reconhecemos alguns dos motivos de cada lado; se justos ou não, não é o mérito deste texto julgar. Entretanto, numa análise mais aprofundada, o que significaria a existência de um jogo?

A meu ver, o jogo nada mais é que um 'atalho' em relações sociais. Da mesma forma como surgiu o "como ou não como" nos primórdios do orkut, os jogos são, a grosso modo, a exclusão de todo um processo de abordagem, aproximação, afinidade e por aí vai... até a cama ou o altar da igreja. Tudo passa a basear-se em duas alternativas, apenas: Sim ou Não; o que, convenhamos, agiliza um bocado o processo mas... por outro lado, nos sinaliza um perigo: Afeitos à comodidade, muitas pessoas estão perdendo sua sociabibildade; a capacidade de dialogar, de ponderar opiniões, de seduzir e conquistar corações...

Lógico que estou falando em tom demasiadamente apocalíptico quanto aos que criam e participam de jogos por pura distração, sem quaisquer outros fins além disso. Mas tenho notado que há quem esteja "apostando todas as suas fichas" em joguinhos, para livrarem-se da solidão. E esse tipo de atitude é que considero arriscada. Estão entregando seus próprios destinos ao acaso, desobrigando-se do empenho e dedicação.

Pois bem, e qual problema há, em se ver livre dessas obrigações? A desvalorização! Tanto dos relacionamentos, quanto de si mesmos! Larga-se para trás o lado mais humano deste tipo de site como o orkut; Onde poderia haver troca de conhecimento, de experiências de vida, o enriquecimento da personalidade de cada um, surge uma "porta-giratória que leva nada a coisa alguma", em prol da praticidade. Uma praticidade duvidosa, pois que, salvo raros casos, só rende 'frutos descartáveis'.

Creio que dificilmente resultados efetivamente satisfatórios poderão ser obtidos através de um "joguinho". 'Resultados' em termos de uma intenção real quanto ao propósito do jogo, no caso destes que são mais pessoais. Mais íntimos, poderia se dizer.

6 comentários:

Pseudo disse...

Orkut, hi5 e mais uns tantos (penso que é destas cadeias inter-sociais que estás a falar) são uma grande praga e concordo plenamente contigo: a verdadeira sociabilidade nunca poderá ser substituída por Pcs, teclados ou webcams; estes brinquedos apenas iludem.

Anônimo disse...

Foi por causa dos seus joguinhos que me orkuticidei! Seu canalha! Fez promessas e não cumpriu! Hahahahaha...Brincadeira! Pois é, acabei com tudo. Estou dedicando meu tempo a coisas mais úteis agora, porque apesar de estar no orkut desde os primordios, ainda me pegava a disperdiçar meu tempo com ele, ou seja, com nada! Que bom você aparecer no meu blog (sou nova nessa empreitada). Apareça sempre ;) Beijocas

Caminhante disse...

Empobrecer relações é um dom inato do ser humano...

R. disse...

Pseudo:
Iludem mesmo. Com o agravamento de que isso pode se tornar uma "muleta" para os mais inaptos. Por "inaptos" entenda-se "Pouco talentosos em lidar com outras pessoas". E os dias irão se passar... a vida irá... onlinemente e passivamente até o fim de seus dias. Triste.

Flávia:
Hahahah... Mas esta Flávia é uma figurinha mesmo! : D
("figurinha" no bom sentido, claro ; )

Caminhante:
Dom? Ah, mas 'dom' é um termo tão positivo, penso. E... puxa, senti o tom melancólico de suas palavras. Um pessimismo assim, tão profundo...

Puxa, não fique assim. A vida não é um eterno bad server – embora aquele lá pareça ser – existe esperança por trás de um monitor!

Anônimo disse...

Acredito que orkutz e joguinhos virtuais deveriam ser apenas passatempo, algo do tipo, sem compromisso mesmo. Normalmente quem leva a sério, uma hora ou outra, acaba se decepcionando. :/ Um abraço.

Anônimo disse...

Achei melhor responder aqui, do que no blog da Fê...

Parece que eu escolhi um blog que distribui donnuts também. :(

Mas tudo já voltou ao normal. :p

Ah!!!! Coloquei seu blog na minha lista de preferidos. Não é pra vc ficar se achando, hein??!!