Por que tenho tanto receio de convidar uma amiga para me acompanhar em uma sessão de cinema? Até parece que existe algo de indecente na arte cinematográfica! (estou falando sobre filmes convencionais, claro)
E então, como diria o caricatural psicólogo, voltemos à nossa (ou à minha, pra ser mais preciso) infância para descobrir de onde vem esse trauma...
Na primeira vez em que adentrei o grande recinto, quase matei minha mãe de vergonha. Impressionado com as dimensões nunca vistas antes, exclamei - e com o entusiasmo nada discreto de uma criança com com seus poucos anos de idade:
- Uia, mãe! Que tevezona grande que tem aqui !!
Talvez naquela época já estivesse se rascunhando minha tendência ao humorismo. Mas creio que as risadas abafadas foram devidas a minha infantil ingenuidade, tão somente. E rapidamente fui acomodado em uma das poltronas, por minha vexada mãe. (tadinha)
Depois desse dia, nada de tão marcante aconteceu. Aprendi que televisão é uma coisa e tela de cinema é outra. E aprendi também a me concentrar no que está acontecendo na grande tela e não na platéia. Tanto é que sou avesso ao "piquenique" que certas pessoas costumam fazer lá dentro. Se como alguma coisa lá dentro, é por insistência da companhia. Bebidas também são evitadas, sob pena de ser forçado a correr para o banheiro em pleno meio da sessão e perder uma parte do filme. E eu ainda diria mais: Tropeçando em joelhos alheios em meio a escuridão predominante, a incomodar quem nada tem a ver com sua bexiga apertada.
E divaguei... e me perdi no meio do assunto.
A questão é: Que mal há em convidar uma amiga para ir ao cinema?
Ter seu mau gosto desvendado? ( Algo assim, uma garota decepcionada, dizendo ao seu amigo: "Puxa, eu achava que você fosse tão intelectual, mas depois dessa tua insistência em ver um filme do Van Damme... sei não..." )
Ou transparecer o desejo de assumir um compromisso (sem perceber)? ( Exemplificando de novo; chega a moça no local marcado para o encontro, acompanhado de um senhor com ares rígidos e ela, efusivamente esclarece: "Oi! Este é meu pai. Ele fez questão de me trazer até aqui porque queria conhecer meu novo namorado pessoalmente! ". O amigo arregala os olhos e engole a seco: "Namorado?!" - pensa - "Mas quem falou em namoro aqui? Era só um convite pra ver um filme..." )
Ou quem sabe, a sala de cinema possua um poder oculto (assim como possuem os comerciais de sorvete e sofás infláveis, de nos persuadir a comprá-los) transformador, que de médicos nos faz monstros ao apagar das luzes? E, induzidos pelo clima intimista da penumbra, nos leva a esquecer a ética e os bons costumes (e resistência à tentação da carne, diga-se de passagem) para assim... hã, realizar coisas que em sã consciência não faríamos? Haveria, portanto, um conjunto hipnótico composto pela carência afetiva (de uma, ou de ambas partes), pela relativa discrição do ambiente e pelo desenrolar da história na grande tela?
Oh não. Esta hipótese só pode ser aceita pelos fracos, os que não resistem à tentação de acreditar que a vida imita a arte. Claro que não descarto a possibilidade da... inspiração, mas me dou ao respeito de ir ao cinema para fazer o óbvio, que é (ao menos para mim) assistir a um filme. E apenas isso.
Imagino que alguém, ao ler isto, esteja me sugerindo a ida solitária e desconheça o motivo que me leva a não fazer isso. Pois bem, não vou mais ao cinema sozinho, porque nas raras vezes em que arrisquei ir, acabei rodeado de diversos casaisinhos que pareciam se divertir mais tirando minha concentração na tela, que assistindo ao filme propriamente dito. E ao invés de me divertir, eu ficava é irritado. Bah!!
6 comentários:
Ih!! Acabei me esquecendo de pôr o título! : o
Ahn, tudo bem.
Mas, a título de curiosidade, no PB original consta como:
" É só um cinema, mas..."
Adoro ir ao cinema sozinha, por que gosto de assistir filmes no mais absoluto silêncio [até barulho de saquinho de pipoca me incomoda]. Aliás, é um dos lugares onde sou mais cri-cri: ritual para entrar, lugar onde gosto de sentar [detesto quando pegam meu lugar], silêncio fúnebre e, às vezes, sem muitos comentários depois, que é para assimilar as emoções. Cinema é quase um momento sagrado para mim. E também odeio os casaizinhos - irc!
PS: você pode ir em 'edit posts' e acrescentar o título. Beijos.
Oi Ricardo. Também não gosto dos pipocudos. Sem contar os barulhos dos cronch cronch cronch, do "mãe passa a pipoca" do com licença com licença para comprar mais ou ir fazer pipi. Como disse a Flor, ir ao cinema sozinha é uma boa diversão, estou aprendendo. E sobre o convite, dê uma de blasé. Tipo, "oi, estou indo assistir o filme blúblúblú às tananam horas no Cinema Frufru. Quer ir?" Dessa forma sua amiga já sabe que filme irá assistir, que horas e aonde e o convite é estilo "quer ir, to indo?" :)))
Flor: Concordo com quase tudo que vc disse e, inclusive, com o que diz respeito aos saquinhos de pipoca. Se bem que existe coisa pior ainda: Aquelas embalagens plásticas de batatinhas (e similares) fritas. Fazem um ruído infernal, maior ainda que o das pipocas.
Fiquei é curioso com o local. Qual seria este seu lugar tão especial? No centro? No fundo? Nas laterais? Eu não tenho uma posição definida, quanto a isso. Só evito as fileiras da frente, porque na maioria dos cinemas que conheço, sentar-se ali é pedir pra ficar com torcicolo.
: /
* E sabe que depois acabei gostando de deixar o texto daquele jeito mesmo, sem o título? (risos)
Mas é bom saber que é possível inserir o título, posteriomente. Obrigado : )
Gi: Interessante essa tática; eu nunca havia pensado nisso. É um convite indireto, né? Apesar de que, tão explícito assim... será que não dá na mesma? Só falta esse "quase-convite" ir acompanhado de uma carinha de coitado, como se estivesse a implorar, já quase de joelhos: "Vai junto comigo? Ahn... diga que vai..."
(: )
Bem, o MEU lugar no cinema... nas salas menores é aquela que fica no centro da quarta fileira, de trás pra frente, mais ao fundo. Em salas maiores, é a quarta fileira após a fileira do meio, também ao centro. Acho importante até recomendar às pessoas que você conhece que não ocupem esses lugares, pois eventualmente eu posso estar no cinema e esses são os MEUS lugares preferenciais. Obrigada. :***
"A quarta fileira". Tá anotado.
8 )
Postar um comentário