15.6.09

A origem deste humilde blog

Por que "pseudoblog"?

Quase ninguém sabe, mas o que hoje é um blog de fato, na verdade nasceu de uma brincadeira no Orkut, em plena época em que eu era orkutiano febril, isso nos idos de 2004, quando poucas pessoas sabiam o que era um site de relacionamentos e menos ainda de um com esse nome nada comum. (Hoje é, mas naqueles tempos...)

Eu criava, como todo viciado naquilo, comunidades. E escrevia muito. Começaram a surgir, então, sugestões para que eu fizesse um blog. Só que a imagem que eu tinha de blog era, além de nebulosa (tinha pouca ou quase nenhuma noção do que se tratava), depreciativa: Considerava coisa de menininha, uma mera versão online daquele "meu querido diário" onde se fazia o relatório do dia-a-dia; "Fui ao cinema com minhas amigas", "Comprei um tênis novo" e trivialidades afins.

Definitivamente não era minha praia. Pra começar que minha vida pessoal não tinha... aliás, continua não tendo nada de emocionante, de interessante, apenas uma entediante e previsível rotina. E nem um pouco me agradava a idéia de compartilhar isso com outras pessoas. No entanto, era muito observador e gostava de escrever sobre coisas impessoais, ou por vezes, com algum toque de visão particular de algo. Assim surgiu o pseudoblog como uma de minhas comunidades.

Por muito tempo preenchi-o com opiniões, comentários, crônicas, lamúrias (por que não?)... até que acabei cedendo aos pedidos para publicar num lugar onde qualquer um pudesse ler – era no tempo em que se precisava de convite pra acessar aquele site – e vim pra cá.

Tempos depois esse original perdeu-se quando apaguei meu perfil, lá. Foi uma atitude tresloucada, súbita, infelizmente. Havia muita coisa divertida, como os relatos de minhas idas a motéis... sozinho. Ou um teste de fidelidade que imaginei, bem ao molde daquilo que o João Kléber apresentava, era hilário. Pena...


Ah sim, e por que "pseudoblog2"?

Porque era a "filial" do original orkutiano? Não. Ficou sendo '2' por uma razão muito simples: Quando cheguei aqui no Blogger já existia um "pseudoblog.blogspot.com" e não me restou outra alternativa senão adotar o '2'.

Aliás, alternativa havia sim, eu é que desconhecia os demais hospedeiros de blog gratuitos...

E até hoje tenho raiva do "pseudoblog'1' ". Querem saber por quê? Basta acessá-lo e verão que aquilo foi só um teste. FOI. E ficou ali, entregue à própria sorte, tal qual a sucata de uma nave espacial desativada, vagando a esmo no espaço...

A criadora não poderia ao menos ter dado um fim à criatura, em vez de sumariamente abandoná-la? Hunf!!

5 comentários:

Anônimo disse...

É, e eu te conheci nessa comunidade. Bons tempos de Orkut... =D
[Rê]

Caminhante disse...

Bons tempos em que as pessoas realmente escreviam em comunidades! Não imaginava que esse tinha sido o começo de tudo - do blog à tua amizade com a Rê. Aliás, nunca te li no orkut, só um scrap ou outro.

R. disse...

Nos conhecemos no scrapbook da Rê, né, Cami. :)

Ah, naquela época em escrevia onde estivesse, em todas as comunidades onde estivesse presente. Era contra ser membro só para constar...

Dri disse...

Pensava que o "2" era pelo blog do orkut - que era tão grande que eu tinha até medo de ler. Saudade do clube dos caretas - hoje acho que eu não sou tão membra daquilo como antes. Aliás, falando em orkut de antigamente, você bem que poderia colocar aquela foto do carrossel de novo. :P

R. disse...

Ah, a foto do carrossel... :)