10.5.11

Porque o Twitter funciona –e sobrevive

Num vistoso site institucional lá está o tradicional 'Fale Conosco'. Você, que tem algo a dizer, perguntar ou reclamar sobre a empresa, vai lá e escreve um caprichado e-mail.
Sites razoavelmente bem construídos dão a resposta automática, com uma gentileza ainda mais automatizada: "Sua mensagem foi recebida. Agradecemos pelo contato" ou coisa semelhante. Você, crente de que alguém certamente lerá seu e-mail e o responderá em breve fica aguardando.

E aguardando... e aguardando...

Vem o infâme Dia de São Nunca –ou acaba sua paciência, o que vier primeiro– e só então você se dá conta de que ninguém leu e nem lerá sua mensagem enviada. Ou se leu, bocejou, coçou o saco e mandou suas palavras direto pra lixeira.

CLARO! Quem, senão somente você –e algum webmaster que não está nem aí pra porra nenhuma, talvez– saberá que aquela mensagem havia sido enviada? É aí que entra o "álibi" do Twitter: a tuitada fica lá pra toda a rede ver...

E, conforme o caso, saber que tal empresa não dá a mínima para seus clientes.

Pessoas jurídicas que só têm olhos "pro próprio umbigo" –ou seja, só tuitam eventos que enaltecem a si mesmas, aparentemente vivendo num universo egocêntrico e alheio a toda e qualquer crítica ou opinião, à parte, as que interagem com seus seguidores (e/ou clientes também) respondem imediatamente, cientes do dano de imagem a que se sujeitariam se deixassem alguém "falando pras paredes".

É o fato. É porque o Twitter se mantém. Não a única razão, tampouco a principal, mas certamente uma delas.


Sendo justo: este post não se aplica aos sites que têm consideração pelo contato on-line, que não se acomodam no fato de não haver provas para algum descaso. SIM, existem sites onde o 'Fale Conosco' funciona.

3 comentários:

Caminhante disse...

Uma vez eu fiz uma venda por um site e o depósito estava demorando a chegar. Foi só tuitar reclamando que ele chegou rapidamente...

R. disse...

Exato, o mérito do Twitter está na transparência do processo.

Conforme configurações de privacidade, evidente.

Érica disse...

Olha só. Talvez seja o momento d´eu adotar uma conta por lá...