Direto ao ponto: pessoas que generalizam, que pouco –ou praticamente nada– sabem sobre algo e passam a depreciá-la. É o que ocorre com os membros dessa comunidade.
É incontestável o fato de a gastronomia japonesa ser mundialmente reconhecida pela utilização de peixes e outros frutos do mar em seus pratos, característica a que este povo foi forçado a adotar por motivos geográficos. Evidente.
Contudo, acreditar que japoneses se alimentem única e exclusivamente de peixe cru, como aparentam algumas pessoas, é o que me leva a escrever este desabafo.
Em parte até os entendo, pois a moda de comer sushi fez com que surgissem supostos restaurantes japoneses sem critério nenhum, uns criando a bel prazer variações do prato que deixariam qualquer nipônico autêntico de estômago embrulhado, inclusive.
Se não deturparam, resumiram a culinária numa "meia-dúzia" de itens que a mídia enalteceu como salutares. E é isso que muitas pessoas reconheceram como 'A' comida japonesa, o que é de se lamentar, pois a culinária do país do sol nascente vai muito além de bolinhos de arroz com uma fatia de peixe cru por cima.
Existem assados, fritos, cozidos, ensopados... e não apenas de peixe!
Eu pretendia listar aqui uns exemplos, mas a preguiça foi maior, agora. Talvez o faça futuramente.

Finalizando, fica um conselho: Se não gostou de um prato –o que é natural, um direito seu– deixe claro que o que não te agrada é somente o tal prato e não toda a cultura que a envolve, ok? Do contrário é tão estúpido quanto não gostar de buchada de bode e sair dizendo por aí que odeia a culinária nordestina.
Um comentário:
Hm... eu ia escrever algumas coisas, exemplificando um outro contexto mas no final das contas...fiquei com fome!
Postar um comentário