19.10.09

Feedback e estratégia no Twitter

O intuito deste post é tentar explicar melhor uns pensamentos vagos que diluí nos 140+140+140+140... caracteres a que somos restringidos pelo site.

Tudo começou num desses momentos em que eu, sem ter o que fazer, estava olhando a public_timeline e vi um rapaz dizendo: "Help me choose. Joker or Jigsaw?". Ciente de que não tinha nada a perder, e já prevendo que aquele desconhecido nem me daria a menor importância, respondi-lhe: jigsaw.

Para a minha surpresa, ele imediatamente retrucou: "haha.. I can try that one out then". Coisinha besta, não? Mas fiquei feliz. E passei a lembrar de gente brasileira que pede a nossa opinião, lá. Nós... ou eu, no caso, tenho a boa vontade de contribuir e sequer recebo um obrigado. Falando assim até fica parecendo que sou um carente de atenção, de consideração, mas... fala sério, o que custa dirigir uma palavra de agradecimento a quem te deu atenção, não é mesmo? E elogiei o estrangeiro.

Mas logo lembrei de uma estrangeira que me segue já há algum tempo, a qual, inclusive, eu já havia tentado espantá-la dirigindo-lhe a palavra – é um fenômeno que me ocorre, não sei se por ser o meu inglês ruim, mas o follower estrangeiro pára de me seguir assim que tento conversar com ele – e dei-lhe novamente a "espetada", citando-a. A tal peituda. Foi o contrapeso na consideração que tenho aos estrangeiros.

E lembrei que, além d'ela continuar a me seguir, havia bloqueado seus tweets.
Seria isso uma estratégia para eu passar a segui-la?

Uma outra pessoa me seguiu por um bom tempo. E sempre com seus tweets bloqueados. Durante considerável tempo resisti à curiosidade em saber o que ela estaria a escrever mas, achando que isso fosse só uma estratégia para eu segui-la (e com isso ter acesso a seus tweets) não dei o braço a torcer. Até que, não aguentando mais, cedi ao follow.

Creiam, valeu a pena, a moça é gente boa. Lembra-me muito o tempo em que eu era viciado demais em orkut, pois ela parece ser. E fiquei sentindo-me um tolo. Ao visto era apenas o caso da privacidade, nada além...

4 comentários:

Ana disse...

Aí, com esse post, você me deixa curiosa para entrar no seu twitter! Mas ainda não cedi à tentação de engrossar o caldo de participantes do tal microblog...

R. disse...

Ana, não é preciso nem se cadastrar pra ler o que as pessoas escrevem lá, basta acessar a página da pessoa. No meu caso, é
http://twitter.com/rtaked

:)

Caminhante disse...

Sugiro então que você siga o Willian Bonner (@realwbonner). Ele é gente finíssima e pede opinião das pessoas pra escolher a gravata que ele vai usar no jornal. É mágico saber com antecedência que gravata vai aparecer no JN!

R. disse...

Cami, faz um certo tempo, já, que estou vendo a interação do Bonner lá. Aliás, nem teria como ficar sem saber, já que tem hora em que todAs ali só falam nele.

É o que não me incentiva a segui-lo. Já pensou, eu, mais um tiete do "Tio Bonner"?

:P