Hoje foi dia de ir ao centro da cidade, no Poupatempo da Sé, (equivalente do Expresso Cidadão dos pernambucanos) fazer a 2ª via do meu RG. Motivo: estraguei o documento esquecendo-o dentro de um dos bolsos de uma calça e mandando tudo pra dentro da máquina de lavar roupa. Uma lavagem apenas não seria capaz de danificar aquela coisa plastificada, mas outra lavagem, e outra, e outras... e meu retrato ali ficou parecendo uma pintura abstrata, mas não de abstracionistas interessantes como o Kandinsky ou Mondrian, mas uma nhaca como aquelas porcarias do Manabu Mabe... (veja o link e me diga se não se parece com aquelas pinturas que o chimpanzé da novela pinta)
Talvez seja pelo fato de eu ter ido à cidade fora dos horários de pico, mas achei-a extremamente funcional: Pouco tempo aguardando o ônibus, assim como o metrô; farta sinalização e, a despeito de todas as notícias ruins que propalam a respeito da segurança pública, durante todo o meu percurso, sobre rodas, trilhos ou a pé, avistei a polícia presente. Bom sinal.
Apesar do mundaréu de gente que estava lá no Poupatempo – aliás, é gente pra tudo quanto é lado, ô formigueiro humano que é São Pauloooo – o processo transcorreu tranqüilamente, sem grandes percalços senão o fato que meu cartão do Unibanco não foi aceito no posto bancário – porque o do Itaú já não era aceito e como o Unibanco foi engolido pelo Itaú... fiquei sabendo depois – e por conta disso tive que cruzar toda a praça da Sé e ir sacar o dinheiro numa agência do Itaú localizada na rua Direita, famoso endereço paulistano. (bela foto)
Amanhã à tarde o novo documento estará pronto. Cabia aqui mais uma "historinha" mas fiquei com preguiça de contá-la por inteiro, vai resumida mesmo: Como lá em Recife minha carteira de identidade era recusada por eu estar irreconhecível na foto, fiz uma 2ª via lá. Só que eu não sabia: com um número de RG diferente da que eu tinha! Se você não sabia, fique sabendo: É possível, sim, ter uma carteira de identidade em cada estado da nação, caso queira. E cada uma delas com um número distinto. Coisas da atual legislação...
2 comentários:
Mas vi uma reportagem (não lembro NAONDE, se no JN, JH, Bom dia Brasil, Jornal da Globou do Jornal da Band) que essa palhaçada de tirar um RG com número diferente em cada estado irá acabar... Estão querendo unificar tudo, en-fim.
E é engraçado que, apesar dos pesares, em todas as vezes que estive em São Paulo consegui me locomover BEM pela cidade, na maior parte do tempo. Lógico que não escapei do trânsito MONSTER da Marginal, ou de não ter onde segurar no metrô antes de pular na Liberdade... Bom, melhor parar que já me dá saudades de ir pr'aí. A foto da rua Direita já causou isso...
Verdade, Ana. Lula-lá aprovou e daqui a um ano passaremos a ter o chamado RIC (Registro de Identidade Civil), onde carteira de identidade, passaporte, CPF, carteira de motorista, carteira de trabalho e outros documentos passarão a ter o mesmo nº de registro. Vai acabar a palhaçada. (pelo menos uma delas...)
E falando em palhaçada, o novo documento nem saiu nas ruas e o povo já o apelidou de "CU". Explica-se: Porque o mesmo surgirá de um Cadastro Único.
De SP nem vou falar. Ai, minhas férias estão acabando... :/
Postar um comentário