21.4.09

(des)Acordo Ortográfico

Tardio, porém indispensável, é meu repúdio ao tal acordo ortográfico. Indispensável aos que me conhecem de longa data, que fique claro. Porque é desprezível, completamente desprezível minha cara de repulsa ante ao que se diz unificar a língua portuguesa. Primeiro porque nem de longe sou um escritor, sequer tenho essa pretensão – sou realista, ahah – e segundo porque EU TAMBÉM ERRO! Sim senhor, sim senhora, este que vos escreve também errava antes mesmo de todas essas modificações virem à tona. Mas...

Me enchia de indisfarçável orgulho saber escrever de um modo quaaaase perfeito. Eu tinha gosto em saber colocar hífens, crases, acentos, tremas e os usava sem parcimônia, num quase-êxtase ortográfico. Ora dirás tu: "Êxtase"? Pois reafirmo: Êxtase. Me entusiasma a boa escrita, chega a ser excitante!

Mas ela veio, a tal da reforma, e eu aqui fiquei. Parado no tempo. Agarrado num solo que os tremores da modernidade vieram para transformar. Ou deformar. Ou ainda, deturpar. Sim, porque agora os que antes escreviam errado passaram a escrever, de tabela, corretamente. E eu, o que me achava certo, passei a estar errado. Pois que assim fique!

Acabarei, com o tempo, assimilando a nova ordem. Ainda me incomoda ler "ideias" sem acento, mas creio que um dia minhas idéias também perderão a acentuação. Mas não hoje, não agora. Indefinido é quanto tempo levarei para acatar essas mudanças, mas uma coisa declaro, e em alto e bom som – ou em negritas e maiúsculas letras: NÃO ME ESFORÇO A ESSE FIM!!

Ah, quer saber? Sou mesmo um tradicionalista com um apego quase retrógrado.
E que se PHODA !!

;)

4 comentários:

Caminhante disse...

Eu fiquei indignada quando vi no Soletrando a menina soletrando p-e-r-a e o professor falou: "O detalhe é que ninguém sabia que pêra tinha acento antes". Claro que não, EU SABIA! E aposto que você tbm.

Esse acordo é um despropósito e uma infâmia!
(pra combinar com o teu phoda)

R. disse...

De fato: A singular pêra era acentuada, ao passo que seu plural não.

Agora lançaram todas na mesma bacia. Será que a Marília também?
:o

Regina disse...

Achei que as mudanças foram pouco úteis e não ajudam a escrever melhor. Assim, mantenho a "velha" ortografia até quando for possível.

Adry e Webert disse...

Concordo, concordo, concordo!

Estou totalmente de acordo contigo, e em desacordo com o novo acordo.... rs