(Era pra ter escrito este antes, mas... bem, acho que ainda está em tempo)
Por aqui – e creio que em todas as cidades – as casas estão iluminadas. Repletas daquelas lampadinhas, piscantes ou não. Mas creio que aqui onde atualmente resido, especificamente, essa beleza noturna é um tanto quanto questionável. Estou numa periferia, onde nem todos tem um mínimo de bom senso estético.
Explica-se: Com a invasão dos produtos chineses a preços acessíveis – e estes conjuntos de lâmpadas "natalinas", inclusive – o povão finalmente pôde comprar algo mais que um punhadinho de luzes coloridas para a árvore de natal.
E assim, passaram a adquirir conjuntos luminosos dos mais variados tipos: Seqüenciais, graduais, combinados, um carnaval que só, enfim. Entretanto, na hora de instalar essas coisas em suas casas...
Haja mau gosto! Um grupo de luzes pisca ali, outro grupo pisca acolá, outras ainda permanecem acesas e tudo isso formando uma desarmoniosa "orquestra" de luzes. É impressionante, parece que são adeptos da máxima: "Quanto mais, melhor" e vão fundo nisso.
Se ao menos soubessem que, mesmo com poucas lâmpadas, sem depender de nenhum "show" de tecnologia conseguiriam enfeitar suas casas com muito bom gosto, ah...
Mas deixemo-os lá, felizes à moda deles.
E termino este post agradecendo – embora atrasado – os votos de feliz natal que recebi. No sincero desejo de que este Natal tenha sido fantástico para todos, inclusive aos que não acreditam em natal.
; )
7 comentários:
Feliz Natal, Ricardo. Um beijão.
Na minha casa tem umas luzinhas piscantes na varanda. Coisa lindja! Idéia do digníssimo. :D
Oi,Ricardo! Feliz Natal...
Aqui em casa o "enfeite" principal de Natalé o presépio. Aqui na casa de meus pais nem árvore de natal tem, mas tem um pequenino presépio.
Na casa de minha avó tem um presépio lindo, q ela herdou da mãe dela e q a cada ano vai se acrescentando uma pecinha. Já está parecendo a Belém da época do nascimento de Jesus.
Não gosto mto dessa iluminação em todo canto, antigamente, qndo tinha em poucos lugares, era mais apreciado.
Acho que como todo mundo foge de Curitiba, a minha vizinhança nem se deu ao trabalho de enfeitar as casas. Na minha tenho só a árvore. Do lado de fora tenho uma cadela agil que arracaria todo enfeite abaixo de 1,80 m!
Natal foi ontem, então... feliz ano novo pra você!;)
Caminhante
Eu acho bonito o exagero de luzes. :)
Beijos e ótimo 2007-Recife.
O meu foi incrível até eu chegar em casa. Depois a vizinha não me deixou dormir!!! Ai que raiva! Fiquei até 5 da matina ouvindo, funk, axé e outras porcarias!!! Fazer o quê, brasileiro é esquisito, acham que natal e carnaval são quase a mesma coisa. beijo, atualizei meu blog ;-)
[On] Gostava mais das luzes qdo era criança...
[Off] Estava dando uma olhada no blog do Leo Cattoni. Na lista dele achei outro blog (acho que de alguém da saleta, não lembro) que achei interessante e resolvi postar. Onde postei havia um comentário anterior teu e, por alguma razão, achei a foto parecida com umas que eu havia visto tuas. Resolvi bisbilhotar e acertei :)
O blog é meu primeiro, ainda é uma experiência, não tem cara definida ainda. Bom receber tua visita.
Ótimo Ano Novo. Saudades.
Pê, o exagero de luzes, quando cometido com um mínimo de estética e bom senso até vá lá, mas o "festival" de pisca-piscas "epiléticos" que avisto de minha janela...
Sabe, aqui perto tem um bairro onde quase todos os moradores decoram suas casas em um estilo quase parecido com a Eletric Parade da Disney. Podam seus arbustos em formatos natalinos e os envolvem em luzes, cobrem o teto das casas com uma cascata de luzes, fazem um verdadeiro tapete luminoso sobre o jardim em frente às suas casas...
É uma quase-saturação de luzes, mas é feita com bom gosto, eis o diferencial...
: T
Postar um comentário