Quem esteve no Salão Internacional do Automóvel deste ano, por certo não passou despercebido do primeiro lançamento chinês em solo brasileiro de um quatro rodas. Se não viu o veículo, ao menos incólume do burburinho causado pelo mesmo não saiu. Nem tanto pelo carro em si, mas pelo seu nome: Chana!
Antes mesmo do evento eu já havia conhecido o – ao menos para nós, brasileiros – polêmico nome, em uma publicação especializada e não conseguia conter a minha estranheza com a falta de tato (pra não dizer mau gosto mesmo) dos asiáticos para batizarem suas criações; como se não bastasse a Besta da KIA (não confundir com Kia Joorabchian, ex-dono da grana enquanto esteve no alvinegro paulista, hehe) agora teríamos uma chana?
Pra quem nunca embarcou em uma lotação/perua ou não havia reparado o nome do veículo, eis aqui uma imagem da tal Besta, já atualmente nem tão "bestial" assim...)
E pensava: "Será que ninguém teve dó dos chineses para avisá-los sobre o significado da chana, antes?"
Só que, durante a exposição no Salão é que comecei a deduzir a estratégia deles: Imagine se o carro fosse um
Chiang Yi ou então um Hong Qi ?
Possivelmente passaria em branco pelo evento; primeiro pela sonoridade pouco familiar aos nossos ouvidos e segundo por ser nomes de difícil assimilação. Muito ao contrário de "chana", que já começa sua incursão em solo verde-amarelo caindo na boca do povo! "Chana?!" E muitos riem, outros, mais acanhados, apenas se enrubecem num acanhado sorriso, mas todos ficam com esse registro na mente. Afinal de contas, não é sempre que nos surge um automóvel com um nome que significa... ahn, significa... bem, pra quem porventura não saiba, "chana" (Ou "xana") é um... "apelido" dado a genitália feminina.
E assim, entre piadinhas do tipo "Agora vc pode ter o Picasso e a Chana juntos em sua casa!" ou "Se você tinha um Picasso e sentia que faltava alguma coisa...", os chineses conseguiram realizar uma divulgação extremamente eficaz, marcante e, ainda por cima, gratuita!! Espertos demais, esses sujeitos. Sou forçado a tirar o meu boné, para eles.
: T
2 comentários:
Eu não tinha pensado nisso. Pensei que fosse pura falta de aviso mesmo. Ingênua, pelo jeito, sou eu e não os chineses!
E as mulheres vão querer lavar sua própria Chana no fim de semana...
=D
(Pessoinha)
Postar um comentário