29.6.05

Não sei "ficar", só sei ficar : /

Tenho uma grande dúvida já há um bom tempo; nem sei se seria adequado colocá-la aqui, mas... em todo caso, vai que tem alguém aí que saiba a resposta e possa me esclarecer, não é mesmo?

" Ficar ". Todos já devem ter escutado esse verbo que, nas bocas mais juvenis, tem ganhado significados cada vez mais variados. Não obstante o verbo ser transitivo, os 'ficantes' sempre ficam intransitivamente. E é nisso que reside minha curiosidade. Tenho chegado ao ponto de vasculhar em publicações* voltadas ao público adolescente (ou quase, são as que alguns chamam de "teen") a exata definição do que seja 'ficar' com alguém. E não encontro.

Evidente que "ficar com alguém" em seu sentido original nada mais é que estar, permanecer com alguém. Mas o X da questão é: Fazendo o que? Que apenas no fato de estar acompanhado por alguém nada se evidencia... ou estou enganado? Posso muito bem ficar bebendo com os amigos, ou ficar apreciando obras de arte em um museu com uma amiga, mas o que significaria dizer que "fiquei com uma mulher", por exemplo?

Que passamos uma inocente tarde juntos observando vitrines de um shopping? Que andamos de mãos dadas? Que eu a tenha beijado no rosto? Ou na boca mesmo? Ou senão...
Que fomos parar em uma cama mesmo, e transamos?

Céus.
Minha cabeça é um monte de interrogações.


* Sim, folheio revistas do tipo "Capricho" que minhas sobrinhas compram.
( apesar do olhar de justificada estranheza por parte delas )
: P

8 comentários:

Adry e Webert disse...

Ficar pode ser desde os beijos e amassos até algo mais...

A principal característica é a falta de compromisso entre os "ficantes", um certo tipo de "amizade colorida". Se bem que às vezes eles nem amigos são!

De qq forma, como careta que sou, não consigo compreender este "novo" tipo de relacionamento.

Prefiro o bom e velho namoro!

R. disse...

Não tem compromisso? Puxa, talvez isso seja mais interessante do que eu pensava...
: }

E acho que estou cada vez mais distante do CC, né Adry?
Mas creio ainda possuir alguns códigos de ética que me permitem estar lá. Um deles é jamais me 'engraçar' com mulheres comprometidas. Com mulher casada, então... nem morto!!
Nem que seja um open relationship no qual o marido afirma gostar de ver a própria mulher transando com outro. Vc já deve ter ouvido falar nisso, não? Puxa vida! Esse é um caso que realmente não me entra na cabeça. Já no caso do swing até que entendo. É uma troca.

Entendo mas não sou adepto, diga-se de passagem.
: p

Adry e Webert disse...

Sim, já ouvi falar... Mas também não sou adepta!

E esse negócio de open relationship é uma piada...

O CC tá passando por uma crise de identidade, o povo está tentando descobrir o que é afinal a caretice.

:)

Anônimo disse...

Bom, como o conceito de 'ficar' já foi devidamente explicado, resta dizer que eu acho muito saudável e interessante essa forma descomprometida e leve de relacionamento. Creia-me, os adolescentes sabem das coisas... ;)

R. disse...

Cabendo apenas a ressalva:

Saudável contanto que o preservativo não seja esquecido. Já eu, como nem beijar mais tenho beijado há tempos, nem preciso ficar pensando nessa hipótese. Um bocado remota, por sinal.

Anônimo disse...

Ai. Tava escrevendo que achava estranho essa coisa de ficar. E aí lembrei que já fiquei (bom, não usava esse termo na época, mas...) e gostei. Mas depois eu pensei no vazio que deve dar naqueles que só ficam, e não ficam nunca juntos de verdade... Viu que confusão? Conclusão: gosto mesmo é de namorar. Mas às vezes uma aventurazinha até que cai bem, quando se está só.

R. disse...

Quando se está só


Pois é. E agora eu tô. Mais sozinho que pinguim em cima da geladeira. Graças a Deus que não estou sozinho online, pelo menos. Online estou é muito bem assessorado.

Obrigado a vocês! : D

Adry e Webert disse...

Mas depois eu pensei no vazio que deve dar naqueles que só ficam, e não ficam nunca juntos de verdade...

Ana Cláudia disse tudo!

Eu já "fiquei", mas fiquei decepcionada com o "ficar"...