27.8.09

ENEM 'tava sabendo dessa...

Estranhando, embora tardiamente, o surgimento de uma onda de cursinhos preparatórios para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) – ué, sua finalidade não é (era) avaliar a qualidade do ensino de nível médio no Brasil, para com isso definir novos caminhos, métodos, conteúdos didáticos a fim de aprimorá-lo? – fui buscar informações a respeito no site oficial do Ministério da Educação.

Descobri então que o ENEM perdeu essa função e passou, como eu desconfiara, a ser mais um "funil", mais um mero vestibular, nada mais que isso. Antes pretendia escrever sobre a incompetência do poder público em oferecer vagas suficientes para todos os cidadãos, abrindo (mais) mercado para os cursinhos e tal mas...

Deparando-me com o detalhe abaixo desisti. Note-se que é o site governamental – a menos que tenham-no hackeado, o que considero muito pouco provável.



"Acesse o Sítio" ???

Sei que em xenofóbicas terras lusitanas o anglo "site" é "sítio" – tal qual "mouse" é "rato" e por aí vai – mas... aqui no Brasil? Me diga aí, alguém: Isso veio com o pacote do tal Acordo Ortográfico? Ou o MEC nos convida a reencontrar os personagens de Monteiro Lobato a, numa animaçãozinha, talvez, nos explicar de forma atrativa e divertida de que se trata o novo ENEM?

Negativo. As cinzas do escritor paulista descansam em paz. O "sítio", no caso, é só a página principal do portal ENEM. É o sítio do internauta português mesmo.


Ultimamente vejo tanta coisa sendo privatizada, e privatizados nacionais sendo comprados por estrangeiros, indústrias nacionais com capital majoritariamente de fora...
Será que até o webmaster do site do Ministério da Educação não é brasileiro???

:o

Um comentário:

R. disse...

Disse-me a Patroa (que trabalha na área) que é normal referirem-se a "sítio" e não "site". Ao menos dentro do meio acadêmico.

Então tá, né.