Eu, que outrora era freqüentador assíduo de shoppings, voltei a sê-lo. Evidente que não com aquelas finalidades juvenis que tinham as compras como a última (senão sequer isso), mas para to shop de fato, por força das circunstâncias.
E surpreendi-me com o Shopping Recife. Com suas dimensões? Com suas lojas? Não! Com a enorme quantidade de comissários de bordo que ali estavam. "Devem aproveitar suas horas de folga para virem aqui passear um pouco", pensei.
Tempinho depois é que vim a notar melhor: Não eram comissários de bordo e sim os funcionários do local! Eta uniforme diferente que inventaram para segurança de shopping! (só faltou o broche da IATA pra...)
Já o Shopping Guararapes eu recomendo para os fumantes que estejam pretendendo acabar com o vício. E por que? Explico:
Como é do conhecimento de todos, o fumo foi proibido shopping porta adentro e até aí não vejo problema algum, pois apóio essa ação. A questão é que, em consideração a nós que não conseguimos viver sem as tragadas, foram criadas áreas externas próprias para a fumaceira. E o (oficialmente assim denominado) "Fumódromo" do Guararapes nada mais é que um conjunto de 2 quase-banquetas de madeira e um guarda-sol ostentando a patética plaqueta com o nome anteriormente citado. Importante informar que esse fumódromo fica relativamente afastado da entrada e está instalado em meio a absolutamente nada, senão uma calçada pela qual pedestres – evidentemente não-fumantes – passam e nos olham com reprovação e desprezo.
Nos fuzilam como olhares que dizem "Esses são os reféns do vício, uns perdidos...", "Cambada de fumante FDP" e por aí vai.
Francamente, me sinto a escória da humanidade quando me sento ali para fumar. Como se eu estivesse numa jaula invisível, identificada com dizeres do tipo "Exemplar de ser humano degradado" e as mães cochichassem aos seus filhos, ao passarem por ali:
– Viram, meus filhos? Cigarro é coisa do demônio! Se vocês chegarem perto daquilo, ficarão horrorosos como aqueles sujeitos ali...
E as crianças, com os olhos arregalados de pavor, vão acelerando o passo para sair de perto de nós, os "possuídos".
Óbvio que há o fumante que senta-se ali com o maior orgulho e ainda dá fumacentas gargalhadas esnobes na cara de quem se atrever a lhe fazer uma expressão de desagrado com a fumaça, mas ainda creio que a maioria se constrange.
Arrisco essa opinião por conta das marcas de cigarro que vejo no piso, junto às portas. Fumaria-se ali, por preguiça de dar alguns passos rumo ao local apropriado? Talvez sim. E talvez não, também, e pela humilhação do localzinho.
Não teria sido mais simples, eficaz e menos incômodo – à nós – se fossem colocados cinzeiros à porta, do lado de fora?
... não.
Tá certo o shopping. Fumante tem mais é que ser "encostado na parede" pra tomar vergonha na cara e parar de uma vez com esta droga. Pô...
Pior que é verdade,né...
(: /
4 comentários:
Ai, eu ri tanto com esse post... :D
A idéia dos fumódromos já é bastante separatista. Mas nessas condições, torna-se tragicômica.
Vixe, o cigarro tá mesmo prejudicando sua saúde mental KkkkkKKKKkkkkkKKKK. Odeio cigarro!!!!!!!!! O D E I O !!!!!!!!
Pat
Hahahahahahaha! Me matei de rir com esse post!
Fiquei com vontade de ir, só pra te olhar com reprovação e desprezo tbm![:P]
Caminhante
Ai, Shopping Guararapes. Vai lá na Toda Torta, bem na saída (entrada?), e se acabe por mim. :)
Postar um comentário