Falando em rádios; o bom ouvinte é o que presta atenção em, além do que está sendo anunciado, na forma como este é feito? Não, não estou falando sobre erros e/ou vícios de linguagem – embora estes influenciem muito – mas sobre um detalhe que, na maioria das vezes, passa despercebido pelos contumazes ouvintes: O dono (ou dona) da voz.
Como tenho o hábito de acompanhar emissoras de notícias diariamente, ouço diversas vozes o tempo todo. Em geral, nenhuma desperta-me a atenção por serem... como eu poderia definir, comuns? Mas vez ou outra "apaixono-me" por alguma voz. Uma bela voz. E minha imaginação começa a desenhá-la "Hum, deve ser morena, alta, ombros largos como o de uma jogadora de basquete... "
E já ocorreu-me de passar meses sonhando com uma suposta voz morena jambo, na esbeltez de seus trinta e poucos anos, longos e negros cabelos cacheados a orná-la ao microfone do estúdio. Até que um dia, através do intermédio de uma repórter que à época trabalhava na mesma emissora, pude ver a "morena" que eu admirava tanto no noticiário: Uma senhora quarentona, um pouco acima do peso, loira e de cabelos curtos!! Acho que foi um dos maiores "baldes de água fria" que já tomei em minha vida.
Atualmente, já sintonizado em outra emissora – não por causa desse "trauma", mas para variar mesmo – comecei a simpatizar com outra voz, a de uma repórter de Belo Horizonte. Uma voz gostosa de se ouvir; sem cacoetes, com boa entonação, nítida sem que para isso seja preciso ser irritante ou seca, não tão formal quanto aquela que anuncia as chegadas e partidas no aeroporto enfim, uma voz macia e, de certa forma, sedutora.
Antes que minha imaginação levantasse vôo novamente, fui procurar a imagem da portadora dessa voz.
Missão difícil, pois ela tem nome e sobrenome comuns, bem comuns. De infindáveis resultados errados na pesquisa geral, parti decidido para o site da emissora. Clica ali, clica lá, finalmente descubro a página da filial mineira da rede e fico sabendo que... não exibem foto nenhuma de seu quadro de repórteres! Pior ainda, sequer citam os nomes deles lá, coitados. Mas que raio de site é esse? – pensei.
E concluo não sabendo como é a repórter Luciana Viana, fisicamente. Caso alguém a conheça, transmita-lhe o meu elogio e os parabéns por possuir a voz mais deliciosa da Band News FM!
(... pelo menos na minha opinião, né )
: )