Apesar de todo o meu apreço e respeito para com a milenar cultura chinesa e seus belíssimos produtos artesanais (eu disse ARTESANAIS), vi com olhos apocalípticos uma reportagem em revista automobilística dizendo que "eles vêm aí".
Sim. Depois dos eletrodomésticos, dos calçados, dos brinquedos – e de tudo o mais que é copiável/falsificável, anuncia-se a próxima invasão vermelha: Carros.
E chineses tem know-how para produzir carros de verdade? Ou serão carroças sobre rodas, como aquelas "relíquias" da soviética Lada? Sim e não.
O detalhe que pesa nessa questão é: Toda fábrica automobilística estrangeira que pretenda instalar-se na China é obrigada a associar-se a uma indústria local. Uma joint-venture compulsória, assim digamos. E dessa forma eles obtêm, sim, o conhecimento do produto e de sua produção.
Aí entra a questão da qualidade. Não somente eu, mas muitas pessoas já sentiram na pele – e principalmente no bolso – os prejuízos da qualidade duvidosa dos produtos chineses. Inclusive, o repórter da matéria já enfatizava que uma das barreiras a serem vencidas pela China deverá ser romper a imagem de falsificado e/ou de má qualidade. Quer consigam, quer não... há um detalhe no qual poucos pensaram, creio: O consumidor será capaz de dicernir o chinês dos outros, se já atualmente há muita gente que confunde o coreano com o japonês? "Nome esquisito, asiático... tudo igual?!"
E eles virão. Com design moderno e preços atrativos.
O povo, que muitas vezes só olha o preço, cairá como um patinho. E então, a menos que eu esteja enganado, começarão a quebrar. E não haverá peças de reposição. Ou se houver, serão caras.
E o que mais me revolta: Eles erguerão indústrias por aqui? A revista sequer cogita isso e era de se supor mesmo. Aqui estando, seriam tributados "até o pescoço" e certamente perderiam a vantagem do preço baixo. Eles não são bestas; enviarão os carros pra cá, prontinhos pra rodar.
Se por acaso algum metalúrgico está aí lendo estas minhas linhas e sentiu seu emprego sob risco, pode se preparar, pois é isso mesmo que eu prevejo: Estes carros chineses irão transtornar o mercado, caso o consumidor caia nas tentações do design arrojado com direito a todas as comodidades que custam tão caro, nos carros das outras montadoras...
As montadoras que já estão no Brasil vêem com certo descaso, a vinda dos chineses. Por certo que com o seu emprego, cidadão brasileiro, eles também pouco estão se importando.
: T
2 comentários:
Se for preço tipo 1,99, juro que vou pensar no caso. :)
Mas nem de graça eu quero.
): P
Postar um comentário