Inicio propondo uma reflexão: há perfeição? Pense.
Chegou a alguma conclusão?
Ok, continuarei. Existe perfeição SIM.
Contudo, é o seu próprio conceito de perfeição, o qual pode não ser o mesmo de outra pessoa, já parou pra pensar nisso? Numa definição simples, "perfeito" é aquilo que não possui defeitos, certo? E percebeu que o que é defeito para uns, pode ser virtude para outros?
Afinal, o que define o defeito? Se pensarmos em algo imutável e preciso como a geometria, uma circunferência plana por exemplo, teremos a certeza de que qualquer quadrado, por mais que tente, jamais será uma circunferência perfeita. Fácil. Mas...
E quando a desejada perfeição se refere ao ser humano, temos a mesma facilidade em reconhecê-la?
Sim? Será?
A perfeição do aborígene australiano será a mesma do esquimó? Ou...
A perfeição do católico será a mesma do satanista? Ou ainda...
A perfeição do seu vizinho será a mesma que a sua?
É claro que não. Por isso refleti e decidi: se for pra haver perfeição, que esta seja pessoal, individual. Não devo arriscar ser perfeito aos outros porque jamais serei, assim como ninguém deverá buscar a perfeição em mim, pois não a encontrará. A perfeição estará, sempre, dentro de si mesmo. Não em sua cultura, sua religião, seus prazeres ou dissabores, ou mesmo em sua sociedade, pois nestas os parâmetros não são naturais; são impostos, são/foram criados por alguém que não foi você. E.certamente, alguém diferente. Afinal, não somos robôs, não somos padronizados.
Por isso, se buscas pela perfeição, busque a sua própria, apenas. E permita que cada um, caso queira, faça o mesmo. Quem sabe assim seremos felizes e, quiçá, perfeitos.